É com muita satisfação que comunicamos que no 1º Semestre de 2019 o Curso de Graduação em História - Licentiatura será ofertado no Polo UAB Cruz Alta, pela UFPel. Abaixo segue demanda de interesse para aqueles que pretendem cursá-lo:
Os professores Edgar Gandra e Charles Pennaforte visitaram o Polo UAB Cruz Alta para oficializar a chegada do curso e aproveitaram para fazer uma breve exposição do mesmo. Bem como parabenizar os 10 Anos do Polo UAB Cruz Alta.
OBJETIVOS
Formar professores habilitados para o trabalho em equipe (interação entre pessoas) e inter/transdisciplinar (interação entre saberes), buscando a maior aproximação possível com o universo do exercício profissional, colocando os licenciandos em contato direto com as escolas - no intuito de aprimorar sua formação como docentes - e com as fontes de informações históricas (documentos, pessoas, objetos) necessárias à produção do conhecimento histórico – no intuito de aprimorar sua formação como pesquisadores.
PERFIL DO EGRESSO
O licenciado em História formado pelo Curso de Licenciatura em História da UFPel deverá caracterizar-se pelas seguintes competências e habilidades:
a) ser capaz de aliar o saber-fazer da docência ao domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do historiador;
b) ser criativo para se apropriar de seus aprendizados ao longo do curso e para conseguir traduzi-los aos seus futuros alunos;
c) ter domínio da utilização de recursos audio-visuais e outros recursos tecnológicos e artísticos disponíveis;
d) saber trabalhar em equipe;
e) ser sensível às distintas realidades sociais em que deverá atuar como professor;
f) estar apto a lidar com as diversidades de ordem sócio-econômica, cultural e de personalidade do conjunto dos alunos, atuando de forma a garantir a inclusão e integração dos mesmos;
g) ser comprometido com a liberdade intelectual e científica, entendendo que o conhecimento não pode ser subordinado por convicções obscurantistas e preconceitos;
h) ser comprometido com a liberdade de pensamento, devendo sempre lutar contra o cerceamento ideológico sob qualquer forma e manifestação.
i) ser incentivador da consciência social e comprometido com a valorização da preservação da memória e patrimônio cultural coletivos;
j) saber estimular o interesse pela compreensão do processo histórico e a capacidade de refletir sobre questões atuais na história, fazendo o vínculo entre passado e presente;
k) deverá ser capaz de agir e refletir de forma interdisciplinar, enriquecendo a reflexão sobre a História, para incentivar os seus alunos a acharem no conhecimento histórico um instrumental para alimentar uma visão crítica da realidade social e uma postura cidadã diante da sociedade.
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