8 de mar. de 2018

O DIA INTERNACIONAL DA INTERNACIONAL DA MULHER - História, Modernidade e Futuro.

Desde o ano de 1975, o dia 8 de março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher, através da oficialização da ONU. Um dia muito relacionado a comemorações e homenagens, mas diferente de muitas datas comemorativas, este dia foi marcado por muita luta e sofrimento por parte das mulheres. A data remete ao século 20, onde vários protestos, realizados pelas operárias, ecoaram na Europa e nos Estados Unidos reivindicando condições de trabalhos melhores e igualdade de direitos.

A origem da data escolhida tem em grande parte explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria judeus). No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

No mundo todo, esta data é escolhida para retomar assuntos que possuem peso nas temáticas de direitos igualitários e para chamar a atenção ao número de violência e assassinato as mulheres (feminicídio). Compreender a importância deste dia, e das temáticas que o envolvem, é muito importante para o funcionamento e o equilíbrio da sociedade, pois através do respeito e da equidade de direitos conseguimos desenvolver um mundo cheio de possibilidades e crescimento a todos que nele estão. Lutando juntos por um senso comum de liberdade e respeito.

No mundo no qual fazemos parte, apenas homenagear se tornou pouco. Estudar a história e perceber o caminho traçado até a modernidade faz jus a todas e todos que lutaram por um mundo mais justo. Assim como, conhecer aquelas que estão contribuindo no presente. Como Malala Yousafzai, ativista paquistanesa que ganhou o Nobel da Paz com apenas 17 anos, por lutar pela defesa da educação em sua região natural, onde é proibido as meninas irem à escola. Ou como Angela Davis, ativista americana, que possui diversos livros que abordam os temas raciais e de gêneros. E no grupo das brasileiras, temos Elza Soares, cantora, que através de sua música, aborda temas como violência contra mulheres, empoderamento e cotidiano feminino.


Seja para comemorar ou para protestar, o dia 8 de Março é um dia propício ao debate. Para lembrarmos destas mulheres que tanto fizeram na história do mundo. E também, para glorificar a todas que ainda estão fazendo.


Texto criado por Luana Barbosa Preto - Acadêmica de Pedagogia. Estagiária do Polo UAB Cruz Alta. 
Este texto possui referências de uma reportagem da BBC que você encontra aqui:  http://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887

Nenhum comentário: